sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Os ipês voltaram das férias

Foto de Ângelo Cardoso
Hélio Consolaro*


Araçatuba começou a florir, está roxa, é inverno, são férias escolares, os ipês soltam seus cachos. É momento de aconchego debaixo das cobertas, de as avós receberem seus netos.

Essas árvores, símbolo do Brasil, se parecem com aquelas mocinhas magricelas que de repente se tornam torneadas, com suas curvas sensuais, com suas flores lindas. Ambas enfeitam a cidade.

Não importa que os ipês não sejam como os oitis que dão sombras o ano inteiro ao caminhante, mas não florescem. Aliás, os ipês só dão proteção depois de derrubados, com sua madeira resistente.

Na flora, eles deixam os araçatubenses alegres, românticos, orgulhosos de sua cidade. Enquanto ficam descansando, sem folhas e flores, vivemos de suas fotografias.    

Nesta época, a cidade fica primeiro roxa, depois rosa, em seguida amarela e, por último, branca. Se você caro leitor, ainda não tirou os olhos dos boletos bancários, nem reparou o colorido de nossas ruas, ainda há tempo de fazê-lo, até novembro.

Viaje pela vida, não tenha pressa de chegar, a nossa passagem por este planeta é breve, porque de repente você não saberá contar a seus futuros amigos da outra dimensão como era a sua cidade.

Abençoadas mãos que plantaram os ipês de nossa cidade, desde quem planejou o plantio até quem fez a cova, enfiou a muda e deu a primeira aguada.

*Hélio Consolaro é professor, jornalista, escritor. Membro da Academia Araçatubense de Letras 

Nenhum comentário:

Postar um comentário