Saudades de Araçatuba - Idalina Queiroz

Av. Pompeu de Toledo - Araçatuba-SP
Saímos de Araçatuba, mas ela não sai de nós. Quando eu me lembro dessa cidade, a imagem que vem são os ipês floridos. Deveria se araçás, pelo nome, mas nunca me esqueço das manhãs, que me saudavam com um tapete branco, quando levava meus filhos pela Av. Saudade, rumo à escola infantil Meu Canto.
Hoje já não existe mais essa escola. Casas foram demolidas, árvores arrancadas, para dar lugar a um hipermercado.
O progresso é avesso à história, vai apagando o passado que sobrevive apenas na memória de quem viveu naquele tempo.
Mas os ipês brancos continuam lá, imponentes! Espalhando suas flores pelas calçadas; deitando sombra aos passantes e ficantes. Aos que permanecem...no sono eterno, na Necrópole Saudade, na av. Saudade.
Sinto saudades de outros monumentos históricos: a antiga Igreja Matriz N.S.Aparecida; o viaduto sobre os trilhos da NOB (uma passagem para pedestres) entre as ruas Rangel Pestana e Anita Garibaldi até o (extinto) supermercado Pastorinho, unindo essa duas partes da cidade separadas pela linha férrea. Era um meio de evitar acidentes com trens, de pessoas imprudentes. Este supermercado não existe mais, como também da estação ferroviária sobrou apenas o prédio. Os trilhos ferroviários foram retirados e uma linda avenida, embeleza ainda mais a cidade.
Araçatuba mudou sua arquitetura, mas eu vou sempre lembrar-me dela como eu a vi da vez primeira. A cidade simples e bela, com seu coreto e chafariz da praça Rui Barbosa. Que me acolheu ainda criança, lá cresci, estudei, me casei e tive meus filhos.
Vim de Minas Gerais, mas me considero araçatubense. Linda cidade, apesar de alguns a depreciarem. Cidade que amo, porque tem como padroeira Nossa Senhora Aparecida e onde eu posso ver ipês floridos, árvore símbolo do Brasil.
Não consigo ficar muito tempo longe de Araçatuba. Espera só mais um pouquinho... Eu estou voltando...


*Idalina Gonçalves de Queiroz Santos, nascida em Francisco Sá-MG. Bancária aposentada, moradora de Araçatuba entre de 1964 a 2008. Hoje, reside em Presidente Prudente-SP.


Nenhum comentário:

Postar um comentário